Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Castrar ou não castrar?

A castração é a melhor forma de evitar a superpoulação 

Muitos donos de animais de estimação se veem em dúvida entre castrar ou não o seu bichinho. Cães se reproduzem de seis em seis meses. Gatos de três em três. Já parou pra pensar em quantos desses animais ficam sem um lar? O número de filhotes abandonados ou para adoção é muito grande e a castração é o melhor método para controlar a superpopulação.

A castração consiste num processo simples e indolor que impede animais de se reproduzirem. A cirurgia é feita com anestesia geral e a recuperação é bem rápida. Nas fêmas, são retirados o útero, a trompa e os ovários. Nos machos, os testículos. A partir dos dois meses de idade a castração já pode ser realizada. Recomenda-se fazer antes do primeiro cio, no caso das fêmeas.


Além de evitar a reprodução, a castração também é ótima para a saúde do animal, impedindo uma série de doenças e evitando os transtornos causados por hormônios, como fugas, brigas, demarcação de território e gravidez psicológica. 

O pós-operatório é tranquilo e rápido
A voluntária da Sovipa Ânkara Romeiro fala sobre os cuidados após a cirurgia: "é normal o animal sentir sonolência, apatia, andar curvado e vomitar. É preciso fornecer água e alimento em pequenas quantidades , aumentando-as de forma gradual. Devido à anestesia, os animais podem não ter o apetite normal nos primeiros dias. Também é preciso manter o animal aquecido ao levá-lo para casa, até que ele retorne ao normal. Deve-se ter cuidado com escadas, soleiras, varandas ou piscinas e evitar que o animal fique pulando, pois pode sofrer quedas e romper os pontos. Animais que ficam fora de casa, se possível, devem dormir dentro de casa na primeira semana após a cirurgia". No pós operatório, é importante cumprir todas as recomendações dadas pelo médico e medicar corretamente o animal. Assim, as chances dele se recuperar mais rápido serão maiores. 

Ânkara Romeiro também desmente as lendas que giram em torno da castração: "histórias como a do animal perder a masculinidade, engordar ou perder a vontade de brincar e a agilidade não passam de mitos. Todos os meus animais são castrados, super ativos e se mantiveram em forma. Além disso, desconheço casos de animais que tenham tido alguma desvantagem depois da castração."

E você, se decidiu pela castração? O profissional capacitado para tal procedimento é o médico veterinário, portanto, cuidado. Não deixe que seu animalzinho caia nas mãos de qualquer um. Em Viçosa, a Sovipa possui um projeto de castração em parceria com a Univiçosa, que realiza as cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário