Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Castrar ou não castrar?

A castração é a melhor forma de evitar a superpoulação 

Muitos donos de animais de estimação se veem em dúvida entre castrar ou não o seu bichinho. Cães se reproduzem de seis em seis meses. Gatos de três em três. Já parou pra pensar em quantos desses animais ficam sem um lar? O número de filhotes abandonados ou para adoção é muito grande e a castração é o melhor método para controlar a superpopulação.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sábado-feira


Você já viu aqui no blog que a Sovipa realiza feiras de adoção de animais nas manhãs de sábado. A equipe do Bicho Rabicho acompanhou a 58ª Feira, na Estação do Pet, no centro da cidade. Não estava tão movimentado como de costume, é verdade, mas a iniciativa surtiu efeitos, dando um lar para alguns dos bichinhos disponíveis.
Alguns voluntários na 58ª feira de adoção. (foto: Marco Túlio)
O processo para a adoção é simples. Basta ser maior de idade e preencher o “Termo de adoção responsável”, garantindo que você tem reais condições de cuidar do seu melhor amigo adotado.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Perigo: Veneno!

Substâncias diversas são tóxicas e
oferecem perigo à saúde do seu pet
(Imagem: Reprodução)

Não é raro encontrar pessoas que amam animais. De igual modo, existem aqueles que não compartilham qualquer simpatia pelos bichinhos. Apesar de existirem leis que punam os agressores de animais, sejam eles domésticos ou exóticos, ainda são muitos os casos de maus tratos a cães e gatos.

Segundo o jornal Tribuna Livre, em Viçosa, na última semana, pelo menos cinco cães foram envenenados no condomínio Albano Braga, no centro da cidade. Alguns moradores afirmam que os bichanos não oferecem nenhum perigo, ajudando inclusive a cuidar do local. Segundo uma postagem da SOVIPA no facebook, a polícia já abriu inquérito para investigar o caso. Moradores acreditam que o responsável pelos envenenamentos seja um morador, mas faltam provas para acusá-lo.

É claro que também existe a possibilidade de envenenamento acidental, então é muito importante saber como proceder nestes casos.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meu bichinho tem Gastroenterite

 Diarréia e Vômito por mais de 24 horas é perigoso para o pet

Depois de um dia de trabalho ou estudos você chega em casa, abre a porta, e percebe que seu pequeno companheiro não foi lhe receber ou não está andando por aí fazendo a bagunça de costume. Você dá uma procurada rápida pela casa e encontra o bichinho deitado, indisposto, na caminha dele, levantando penosamente os olhinhos para você.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bloco dos pets


Já é carnaval e é comum ver várias pessoas fantasiadas pelas ruas de todo o país. Homens vestidos de mulheres (e vice-versa), óculos coloridos, cordões havaianos, personagens de cinema... enfim, é nessa época do ano que todo mundo revira o guarda-roupa e pega aquela fantasia guardada há tempos e sai na rua sem medo de ser feliz! Mas agora você deve estar se perguntando “por que esse assunto em um blog sobre animais de estimação?” Calma, calma, agora vai fazer todo o sentido. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dê um lar a um animal

A feira de Adoção da Sovipa ocorre nas manhãs de sábado
E aí, tá pensando em adotar um animalzinho? Todos os sábados de manhã, a Sovipa realiza sua tradicional Feira da Adoção, que visa achar um lar para os animais abandonados. A feira acontece desde 2011 e já teve como localização diversos lugares, como a praça das Quatro Pilastras e a praça Silviano Brandão, mas atualmente ocorre no Pet Shop Casa da Lavoura e na Estação do Pet.

A adoção é feita no próprio loca, sem muitas complicações. Basta preencher um formulário que será sujeito a avaliação dos coordenadores, podendo ser concedida ou não a doação de acordo com as informações apresentadas. É indispensável que o adotante esteja munido de um documento de identificação e seja maior de idade.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Do laboratório pra casa

No post anterior você conheceu um pouco mais sobre o hamster, um roedor que se tornou um animalzinho de estimação até muito comum. Mas existem roedores ainda mais exóticos, que acabaram conquistando o coração de alguns apaixonados por animais. É o caso do Twister, também conhecido como Mecol ou rato de laboratório (sim, RATO)! 

Os Mecols são dóceis e não exigem muitos cuidados
(Imagem:  Reprodução)
Pois é, são animais criados em laboratório, a princípio direcionados para testes. Contudo, por serem limpinhos, calmos, dóceis e não oferecerem nenhum perigo à saúde, algumas pessoas começaram a adotá-los como pets. Foi o caso de Hugo Guimarães, que se interessou pelos Twisters em 2005, quando achou uma página no Orkut de um grupo de pessoas do Rio de Janeiro, que se encontravam todos os fins de semana com seus Mecols. Apaixonou-se logo de cara.